Fale com a assessora
A assessoria de imprensa é a principal ferramenta da comunicação quando se pretende fortalecer e consolidar a imagem institucional de empresas e organizações. A assessoria não apenas dá visibilidade às empresas, mas também contribui para posicioná-las bem no mercado e perante a opinião pública, através da divulgação sistemática de suas ações, gerando credibilidade. Divulgar lançamentos, eventos e ações diversas, assim como consolidar marcas de produtos e serviços e a imagem de profissionais de várias áreas – artistas, médicos, empresários, esportistas, dentre outros – são algumas das indicações de um assessoria de imprensa.
O papel da assessoria é também trabalhar para que se estabeleça um relacionamento positivo entre o assessorado, a comunidade e a imprensa, fazendo com que o primeiro se torne fonte de notícia para os veículos de comunicação. Para tanto, o trabalho não se restringe à elaboração e envio de releases para os veículos. Eventualmente, a assessoria também pode sugerir ações sociais, promoções ou participação em eventos, campanhas, dentre outras iniciativas a serem realizadas pelo cliente.
A divulgação feita através da assessoria de imprensa abrange os veículos de comunicação tradicionais, como jornais, revistas, emissoras de rádio, TV’s, e os veículos digitais, como blogs, sites de notícias e portais. Em casos previamente combinados, podem ser produzidos também releases para publicações especializadas indicadas pelo cliente.
Todas as ações da assessoria são planejadas estrategicamente de maneira a trabalhar a imagem do cliente na medida certa sem correr os riscos do excesso de exposição ou da exposição indevida.
A assessoria de imprensa é a responsável pelo uso da linguagem apropriada e pelo direcionamento da divulgação de cada assunto específico, orientando o cliente, inclusive, nos casos em que a divulgação não se faz necessária, não é recomendável ou viável.
Cabe lembrar que todo o trabalho é feito com base no interesse público que cada assunto posso despertar, sempre respeitando a linha editorial de cada veículo, assim como a autonomia dos seus editores e colunistas. Diferente da publicidade, que garante a inserção de anúncios pagos, a assessoria municia a imprensa através de notícias jornalísticas e para que essas notícias rendam espaço na mídia é essencial que as mesmas atendam critérios de noticiabilidade.
Justamente por se tratar de mídia espontânea, esses espaços garantem mais credibilidade.
Confira 5 razões para contratar uma assessoria de imprensa:
1- Conquistar autoridade e credibilidade
A assessoria de imprensa é a ferramenta mais eficaz para fazer com que um profissional, marca ou serviço se torne referência no mercado. Ao conquistar espaços jornalísticos (mídia espontânea) através da assessoria de imprensa, a empresa aumenta sua visibilidade e passa a ser vista como autoridade na sua área de atuação.
Com um trabalho de assessoria de imprensa sistemático, desenvolvido em médio a longo prazo, sua marca conquista credibilidade e autoridade mediante a imprensa e o público.
2- Posicionar a marca
Ter visibilidade nos veículos da imprensa tradicional e nos sites de jornalismo é fundamental para posicionar sua marca e fortalecer a sua área de atuação, especialmente diante do contexto atual, quando as Fake News e os conteúdos de baixa qualidade invadem as redes e se multiplicam com muita velocidade, disseminando desinformação sobre todos os assuntos possíveis.
A assessoria de imprensa tem um papel importante ao trabalhar a sua imagem com pautas qualificadas, levando informação de qualidade à população e ajudando a combater notícias falsas que podem prejudicar seu negócio e sua área de atuação.
Ao ser citada de forma positiva por um veículo de comunicação, a sua empresa agrega valor, fortalece sua imagem e reputação e se destaca em meio à concorrência, além de cumprir o papel social de promover informação de qualidade.
Mais do que nunca as empresas têm buscado a comunicação estratégica para construção e fortalecimento de suas marcas e a assessoria de imprensa é a ferramenta capaz de assegurar mais credibilidade nesse processo.
3- Aparecer bem nos mecanismos de busca
Ao se tornar notícia, a sua marca se destaca no universo da internet e melhora, substancialmente, seu ranqueamento em mecanismos de busca, como o Google, Bing, Yahoo e outros.
Os links de publicações nos sites e veículos jornalísticos ajudam a melhorar o ranqueamento da instituição nos buscadores, potencializando mais ainda sua divulgação.
4- Dar visibilidade às principais ações das organizações
Para efeito de mercado, um evento ou uma conquista que não ganhou repercussão é como algo que, de fato, não aconteceu ou, se muito, apenas os próprios colaboradores, clientes e seguidores da empresa tomaram conhecimento.
Uma assessoria de imprensa especializada pode ajudar a dar outra dimensão para as conquistas da empresa, como, por exemplo, inaugurações, prêmios, ações diversas, inovações, eventos, lançamentos, iniciativas de cunho social e muitos outros temas de utilidade pública, que podem ganhar mais destaque e visibilidade através da repercussão na imprensa.
5- Antecipar e/ou gerenciar crises de imagem
Uma assessoria de imprensa experiente é capaz de antecipar situações capazes de gerar crises de imagem e orientar a empresa a seguir os caminhos mais seguros, com uma comunicação clara, transparente, assertiva e alinhada.
Ainda assim nenhuma marca está livre do risco de crise de imagem, que, atualmente, pode ser provocada até por uma postagem negativa capaz de viralizar e repercutir na imprensa, causando um dano enorme à imagem de profissionais e instituições.
Quando a crise está instalada, a assessoria de imprensa também pode indicar a estratégia para que o problema não se agrave e para reduzir as repercussões negativas mediante a opinião pública e a imprensa.