A assessoria de imprensa é a principal ferramenta da comunicação quando se
pretende fortalecer e consolidar a imagem institucional de empresas e
organizações. A assessoria não apenas dá visibilidade às empresas, mas também
contribui para posicioná-las bem no mercado e perante a opinião pública, através
da divulgação sistemática de suas ações, gerando credibilidade. Divulgar
lançamentos, eventos e ações diversas, assim como consolidar marcas de produtos
e serviços e a imagem de profissionais de várias áreas - artistas, políticos,
médicos, empresários, dentre outros - são algumas das indicações de uma
assessoria de imprensa.
O papel da assessoria é também trabalhar para que se estabeleça um
relacionamento positivo entre o assessorado, a comunidade e a imprensa, fazendo
com que o primeiro se torne fonte de notícia para os veículos de comunicação.
Para tanto, o trabalho não se restringe à elaboração e envio de releases
para os veículos. Eventualmente, a assessoria também pode sugerir ações sociais,
promoções ou participação em eventos, campanhas, dentre outras iniciativas a
serem realizadas pelo cliente. Enfim, o trabalho envolve também ações de
relacionamento e de comunicação de uma forma mais abrangente.
Para realização do trabalho, a profissional considera a utilização dos seguintes meios de
comunicação: jornais, revistas, emissoras de rádio, TV’s, sites de notícias e
portais. Em casos previamente combinados, a assessoria pode também produzir releases para
publicações especializadas indicadas pelo cliente. Todas as
ações da assessoria são planejadas estrategicamente pela profissional de maneira
a trabalhar a imagem do cliente na medida certa sem correr os riscos do excesso
de exposição ou da exposição indevida.
A assessoria de imprensa é a responsável pelo uso da linguagem apropriada
e pelo direcionamento da divulgação de cada assunto específico, orientando o
cliente, inclusive, nos casos em que a divulgação não se faz necessária, não é
recomendável ou viável. Cabe lembrar que todo o trabalho é feito com base no
interesse público que cada assunto posso despertar, sempre respeitando a linha
editorial de cada veículo, assim como a autonomia dos seus editores e
colunistas. Diferente da publicidade, que garante a inserção de anúncios pagos,
a assessoria municia a imprensa através de notícias jornalísticas e para que
essas notícias rendam espaço na mídia é essencial que as mesmas atendam
critérios de noticiabilidade.